Entrevista:O Estado inteligente

sábado, janeiro 12, 2008

ndiana Tata lança carro superpopular

Meu próximo carro
será um Tata

Fábrica indiana lança o Nano, o automóvel mais
barato da história – e está de olho na Jaguar


Julia Duailibi

Saurabh Das \//AP
Nano, lançado pelo empresário Ratan Tata, que promete popularizar os automóveis no país

Uma cena típica da Índia: sem dinheiro suficiente para comprar um carro, as famílias circulam sobre duas rodas. Apesar de o país ter 1 bilhão de habitantes, são vendidos ali anualmente apenas 1 milhão de veículos (no Brasil, cuja população é um quinto da indiana, foram 2,5 milhões de unidades comercializadas em 2007). Essa característica do mercado indiano estimulou as montadoras instaladas no país a se lançar numa corrida para desenvolver modelos de carros superpopulares, muito mais simples (e mais baratos) do que os modelos de 1.000 cilindradas vendidos no Brasil. Nessa disputa, a Tata Motors, braço automobilístico do maior grupo industrial do país, saiu na frente ao apresentar, na semana passada, o automóvel mais barato produzido até hoje – o Nano. O carrinho de quatro portas e meio metro mais curto do que um Ford Ka sairá da fábrica por 100.000 rúpias, o equivalente a 2.500 dólares, ou 4.400 reais. Incluindo as taxas e o frete, chegará aos consumidores por 3.000 dólares, metade do preço do seu concorrente direto na Índia. O veículo começará a ser vendido no segundo semestre. Se bem-sucedido, entrará para a história como o modelo que vai popularizar o automóvel não apenas na Índia, mas também em outros países pobres e em desenvolvimento. O Nano entraria para a galeria em que hoje figuram outros modelos revolucionários, como o Ford T e o Fusca, da Volkswagen.

O Nano tem espaço para até cinco pessoas, bem apertadas, um minúsculo porta-malas e um motor de 623 cilindradas. Sua potência não vai além dos 33 cavalos, metade da do Uno Mille. A velocidade máxima do carrinho não passa de 105 quilômetros por hora. A Tata conseguiu chegar ao custo baixíssimo porque diminuiu ao máximo o número de peças e acessórios. Os itens de série são básicos. Seu projeto, no entanto, exigiu criatividade e talento dos engenheiros. O desenvolvimento rendeu 34 novas patentes à empresa. "É um carro que inaugura uma nova categoria, a de veículos de baixíssimo custo", afirma o especialista no setor automobilístico Marcelo Cioffi, sócio da PricewaterhouseCoopers. O Nano vai se viabilizar economicamente se conquistar milhões de clientes. Tarefa que não será tão simples num país que tem uma renda per capita muito baixa – em torno de 800 dólares, um quinto da brasileira. A meta da Tata é vender 1 milhão de unidades por ano na Índia. Plano ambicioso: a cada 1.000 indianos, apenas oito têm um automóvel. Essa proporção é de 105 para 1.000 no Brasil. A fábrica pretende também exportar o Nano para outros países emergentes. No Brasil, no entanto, ele dificilmente seria tão barato, principalmente por causa dos impostos. "O mundo busca hoje um produto de baixo custo. Mas a questão é se adequar a cada mercado. O Brasil tem muitas exigências ambientais e de segurança", diz Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto e exportação da Fiat.

Com o Nano, o bilionário Ratan Tata, presidente do Tata Group, concretiza seu desejo de se transformar no Henry Ford da Índia. Aos 70 anos, Tata afirmou que pretende "fazer uma contribuição ao tornar a vida mais segura" para os indianos, que vivem se apinhando em motocas decrépitas. Outra ambição do bilionário indiano é comprar duas marcas nada populares, as luxuosas Jaguar e Land Rover. Essas montadoras britânicas foram colocadas à venda pela Ford, dona atual das marcas. A Tata, que ofereceu 2 bilhões de dólares, é a principal candidata à aquisição, que está prestes a ser fechada. Os carros usados pela coroa britânica, então, seriam produzidos pela mesma empresa que levou aos indianos o carro mais popular do planeta.

CADA VEZ MAIS POPULARES

O Nano, apresentado pela indiana Tata Motors na semana passada, é mais em conta do que outros modelos que ajudaram a popularizar os automóveis no passado

Ford T
Lançamento*: 1908
Potência: 20 cavalos
Preço**: 19 700 dólares
Fusca
Lançamento*: 1956
Potência: 24 cavalos
Preço**: 11 333 dólares
Mini
Lançamento*: 1961
Potência: 34 cavalos
Preço**: 11.777 dólares
Reuters
Nano
Lançamento: 2008
Potência: 33 cavalos
Preço: 2.500 dólares

* Lançamento nos EUA. **Valores ajustados pela inflação. Fonte: Tata Motors

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